NO AR!

Madrugada da Nov...

Com Nova Fm

"Coração é o nosso motorzinho e precisa estar funcionando bem", alerta Dr. Wilton Eckert no Palavra Ativa

03 de Maio de 2025 09:51

Na edição deste sábado (03) do programa Palavra Ativa, o cardiologista Dr. Wilton Eckert, sócio proprietário da Eckardio Clínica de Cardiologia de Pinhalzinho, participou de uma conversa esclarecedora sobre a importância dos cuidados com o coração. Com sua fala clara e acessível, destacou pontos cruciais para a saúde cardiovascular.

Ao tratar da função cardíaca, o especialista foi enfático: “Exato”, referindo-se ao coração como a válvula propulsora principal do corpo. “É o nosso motorzinho, né? Como popularmente a gente fala. E tem que estar funcionando bem. Como um carro, o motor tem que estar funcionando para que ele ande. Então, é extremamente importante cuidarmos bem dele.”

Dr. Wilton alertou para os sinais muitas vezes ignorados: “Exatamente, né? Às vezes são pequenos avisos que às vezes são bem importantes, e a maioria das pessoas acaba não dando a devida atenção, de modo que, às vezes, algum sintoma, alguma coisa que pode se tornar algo mais grave futuramente, a pessoa vai deixando. E só quando realmente a coisa já está mais complicada, acaba procurando ajuda.”

Ele reforçou a necessidade de exames preventivos: “Sendo que, se fizesse de forma mais preventiva esses exames ou avaliações, conseguiria evitar muitos dos problemas mais graves que viriam.”

O cardiologista também destacou a gravidade das doenças silenciosas: “Exato. Então, o bom até é quando se tem algum sintoma, porque tem muitas doenças cardiológicas que não dão sintomas e que dão problema. E, às vezes, podem causar alguma coisa súbita, né? Por exemplo, um infarto fulminante, uma morte súbita, que pode ser causada por uma arritmia. Então, às vezes, ele não avisa, mas, quando avisa, alguns sintomas, claro, dependem da doença.”

A entrevista reforça a importância de escutar o corpo, adotar hábitos saudáveis e buscar avaliação médica periódica, mesmo na ausência de sintomas. Afinal, cuidar do “motorzinho” é essencial para manter o corpo em movimento.

Fonte: Nova FM

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar