NO AR!

Madrugada da Nov...

Com Nova Fm

Feriadão de Páscoa e Tiradentes como em 2025 só vai acontecer de novo em 2087

Datas garantiram folga de quatro dias neste ano, algo raro no calendário brasileiro.

21 de Abril de 2025 08:15

O calendário de 2025 trouxe uma combinação rara e muito bem-vinda para os brasileiros: um superferiadão de quatro dias. Com a Páscoa celebrada neste domingo, dia 20, e o feriado de Tiradentes na segunda-feira, dia 21, muita gente conseguiu emendar desde a Sexta-feira Santa, no dia 18, e aproveitar um descanso prolongado.

Mas quem gostou dessa folga estendida vai ter que esperar muito para vivê-la de novo. De acordo com um levantamento feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esse alinhamento entre Páscoa e Tiradentes só deve acontecer novamente em 2087.

Isso porque a data da Páscoa muda a cada ano. O cálculo segue uma regra estabelecida no Concílio de Niceia, lá no ano 325. Pela tradição cristã, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono (no hemisfério sul). Por isso, pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Esse mesmo cálculo influencia outros feriados móveis, como o Carnaval — que acontece 47 dias antes da Páscoa — e Corpus Christi — 60 dias depois. Por isso, as datas desses feriados também mudam a cada ano.

Próximos feriados em 2025

Depois do superferiadão de abril, os brasileiros já podem ficar de olho nas próximas datas de folga. O Dia do Trabalho, em 1º de maio, vai cair numa quinta-feira e pode render mais um feriadão, dependendo da liberação do ponto facultativo na sexta.

Veja a lista dos próximos feriados nacionais de 2025:
1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalho
19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (domingo) – Finados
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal

Fonte: Jornal Correio

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar