NO AR!

Turma da Nova

Com Celio Monnfortt

Secretário de Pinhalzinho fala sobre preparação para possível enfrentamento as chuvas

03 de Maio de 2024 16:30

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pinhalzinho se organiza para fazer um enfrentamento aos alertas da Defesa Civil, para não ser pego de surpresa, caso ocorra alguma intempérie, relacionada as chuvas.

Segundo o Secretário Honorino Dalapossa, foi decidido na noite desta quinta-feira (02), que quatro máquinas, com os seus respectivos operadores, ficassem disponíveis, para caso necessário realizasse os, atendimento imediato.

Ainda Honorino, relata que foi decidido com a Defesa Civil, que caso ocorra algum registro de queda de árvore, ou destelhamento, a população atingida procure imediatamente entrar em contato com os bombeiros pelo 193, pois os mesmos têm o devido preparo para atendimento.

A capital da amizade registrou, em menos de 24 horas, mais de 100 milímetros de chuvas.


Confira a previsão do tempo conforme a Defesa Civil para os próximos 5 dias

Na sexta-feira (03), a frente fria, agora associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, mantém o tempo instável e com chuva em SC, que permanece ocorrendo de forma mais persistente e intensa do centro ao sul do estado, sobretudo nas áreas próximas da divisa com o RS, o que resulta em volumes acumulados maiores nessas regiões. Por alguns momentos, a chuva ocorre na forma de temporais com raios, rajadas de vento e com chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo. O vento predomina do quadrante norte no interior do estado, com fraca intensidade e de sul/sudeste no Litoral com rajadas de até 55 km/h. As temperaturas máximas oscilam entre 19 e 24°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul e entre 22 e 26°C no Planalto Norte e Litoral Norte.

No sábado (04) a chuva permanece concentrada entre o centro e sul catarinense, onde há condições para temporais por alguns momentos, com raios, rajadas de vento e eventual granizo. Nas demais regiões, presença de sol, calor e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde, devido ao deslocamento do sistema de baixa pressão do sul do Paraguai em direção ao oceano, passando pela divisa entre SC e o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos, devido a chuva dos dias anteriores. Vento de norte a noroeste fraco a moderado, virando para sul no litoral e áreas próximas à noite. As temperaturas mínimas variam entre 14 e 20°C pelo estado, chegando aos 22°C nas áreas costeiras. À tarde as máximas variam entre 22 e 25°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul e se aproximam dos 30°C nas demais regiões.

No domingo (05), a formação de uma nova frente fria entre o Uruguai e o RS, concentra a instabilidade no estado vizinho. Em SC, presença de sol entre nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas no sul do estado, novamente próximo da divisa com o RS. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às condições de tempo previstas, porém se mantém moderado a alto para deslizamentos devido à chuva dos dias anteriores. O vento sopra fraco a moderado, de nordeste a noroeste em todas as regiões. No amanhecer, temperaturas mínimas entre 16 e 20°C na maior parte do estado. Nos planaltos as mínimas variam entre 14 e 16°C e no Litoral entre 19 e 22°C. À tarde as máximas voltam a se elevar no estado, se aproximando dos 30°C em todas as regiões com exceção do Planalto Sul onde variam entre 23 e 26°C.

Entre segunda (06) e terça-feira (07), a instabilidade segue posicionada no estado vizinho. Em SC, presença de sol entre algumas nuvens e pequena chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no sul do estado na terça-feira (07). As temperaturas ficam mais altas nestes dias, com máximas oscilando em torno dos 30°C em todas as regiões catarinenses.

Fonte: Nova FM - Foto: Ascom Pinhalzinho

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar