NO AR!

Show de Bandas

Com Volmar Amaral

Historiadora pinhalense lança livro sobre a força da mulher

Leocádia Pavan, autora de “Versão Feminina: A Força da Mulher”.

24 de Novembro de 2021 18:19

A historiadora e escritora de Pinhalzinho, Leocádia Pavan, deixou a sala de aula mas não o gosto pela história. O livro Versão Feminina - A Força da Mulher é resultado de um olhar atento às projeções sociais sobre a mulher. No trabalho, Leocádia coloca a mulher no centro de uma perspectiva histórica, relatando todo o desafio de ser e se tornar mulher em uma sociedade machista.

O livro contempla as transformações ocorridas na sociedade e as influências dessas transformações no cotidiano familiar, no papel da mulher, em suas lutas, desafios e conquistas ao longo da história. “Como as mudanças econômicas, políticas e sociais influenciaram a identificação da mulher como ser que pensa, age e luta”, destaca a autora. Além disso, o livro pauta também a violência feminina e o sofrimento, perpassando o entendimento da conjuntura em que acontecem os fatos, as angústias internas e o despontar por dignidade, direitos e independência financeira como forma de superar conflitos e se reconstituir na mesma vida.

Para falar sobre essas vivências, o livro conta com depoimentos e conversas com cerca de 24 mulheres, que resgatam suas histórias de vida e de superação. São histórias de vida, de conquistas, de relacionamentos saudáveis, de relacionamentos abusivos, de vivências e suas lembranças, por meio das memórias vividas e compartilhadas no íntimo.

O projeto do livro foi viabilizado pelo Edital Municipal de Fomento ao Esporte e à Cultura de Pinhalzinho/2021.

Para celebrar esse projeto, a autora convida para participar das ações em comemoração dos 60 Anos de Pinhalzinho e para refletir sobre o tema da mulher e do feminismo. O livro terá seu pré-lançamento no dia 30, às 19 horas, na câmara de vereadores de Pinhalzinho, o evento será transmitido pela internet.

Leocádia Pavan é historiadora, especialista em ensino-aprendizagem da história e em gestão escolar. Como escritora, é co-autora do livro “Retratos, Memórias e Fragmentos da História de Pinhalzinho”.

Fonte: Assessoria Comunicação

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar