O fim de semana deve ser aproveitável em boa parte da região Sul do Brasil, mas algumas áreas ainda podem registrar pancadas de chuva. O alerta maior, porém, está voltado para o início da próxima semana, quando uma nova área de baixa pressão deve favorecer o retorno de volumes mais significativos de precipitação, especialmente no Rio Grande do Sul.
De acordo com o meteorologista do Grupo WH Comunicações, Piter Scheuer, uma massa de ar mais seco atua sobre parte da região Sul, enquanto uma área de baixa pressão permanece ativa e organizada, provocando instabilidades em áreas do Paraná e de São Paulo, com possibilidade de pancadas de chuva, trovoadas e até granizo.
A preocupação maior está relacionada à formação de uma nova baixa pressão nos próximos dias. Conforme Scheuer, o sistema pode provocar novos episódios de chuva no Rio Grande do Sul, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de barreiras.
O meteorologista chama atenção para o fato de que diversas regiões do estado ainda enfrentam consequências das chuvas registradas anteriormente. Por isso, mesmo volumes menores de precipitação podem provocar novos transtornos.
"A qualquer chuva que venha vai trazer problemas", alerta Piter Scheuer, destacando que áreas que ainda estão alagadas ou com o solo saturado apresentam maior vulnerabilidade.
A previsão indica que entre segunda, terça e quarta-feira os volumes de chuva podem ser mais significativos entre o Rio Grande do Sul e áreas da Argentina. Também não está descartada a ocorrência de temporais em pontos isolados.
Segundo Scheuer, as primeiras projeções indicam acumulados que podem chegar a aproximadamente 80 a 100 milímetros em algumas áreas. O meteorologista reforça que esse volume representa uma quantidade expressiva de chuva, especialmente em regiões que ainda enfrentam dificuldades provocadas pelos eventos anteriores.
A preocupação também se estende para o início do próximo mês, quando outro episódio de instabilidade poderá provocar novos volumes elevados de chuva. Alguns modelos meteorológicos indicam acumulados que podem chegar a 100 ou até 150 milímetros.
Diante do cenário, Piter Scheuer orienta a população a acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os alertas meteorológicos, principalmente nas áreas mais vulneráveis do Rio Grande do Sul.
A recomendação é manter atenção redobrada diante da possibilidade de novos temporais e dos riscos associados à chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Recomendar correção