Um hábito bastante comum nas cozinhas pode colocar a saúde em risco. Deixar carnes congeladas descongelando sobre a pia ou em temperatura ambiente favorece a multiplicação de bactérias e aumenta as chances de infecção ou intoxicação alimentar.
O tema foi abordado no programa Palavra Ativa, da Nova FM. Durante a entrevista, a professora do Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da UDESC, Ana Paula Spezia Darif, explicou que as orientações presentes nos rótulos dos alimentos devem ser seguidas, pois são baseadas em estudos realizados para garantir a segurança do consumidor.
Ao responder se é correto deixar o frango ou a carne descongelando sobre a pia, a especialista foi direta: "Posso? Não deveria." Ela explicou que, conforme o alimento descongela, a superfície aquece primeiro e cria um ambiente ideal para a multiplicação de bactérias.
Segundo Ana Paula, "o consumidor precisa seguir" as orientações indicadas no rótulo. Ela lembra que informações como forma de armazenamento, temperatura e modo de descongelamento não estão na embalagem por acaso, mas são resultado de testes realizados pela indústria.
A recomendação é retirar a carne do congelador com antecedência, colocá-la em um recipiente fechado com tampa e deixá-la descongelando dentro da geladeira, de preferência na prateleira inferior. Dessa forma, o alimento permanece em temperatura segura e reduz o risco de proliferação de micro-organismos.
A professora também destacou que muitas pessoas acreditam que não há problema porque "sempre fizeram assim". No entanto, ela alerta que esse costume pode representar um risco à saúde e reforça que seguir as instruções do fabricante é uma medida simples para prevenir doenças transmitidas por alimentos.
A entrevista completa com Ana Paula Spezia Darif está disponível no canal da Nova FM no YouTube, com outras orientações sobre armazenamento, higiene e preparo seguro dos alimentos no dia a dia.
Fonte: Nova FM - @alankucmanski
Recomendar correção