Mais de 50 empreendedores e fornecedores de Pinhalzinho participaram, na noite de terça-feira, 19, da Capacitação em Compras Governamentais para Fornecedores Locais, realizada no Auditório do SENAI. O encontro buscou aproximar as empresas das oportunidades de negócios com o setor público e orientar sobre os processos de licitação e contratação.
Durante a programação, os participantes conheceram as plataformas eLICITA e Contrata+Brasil, utilizadas para processos de compras e contratação de serviços por municípios, estados e Governo Federal. A proposta foi orientar os empresários sobre como realizar o cadastro, participar de licitações e ampliar as possibilidades de atuação junto ao poder público.
O sistema eLICITA já vem sendo utilizado pelo município de Pinhalzinho em licitações nas áreas de gêneros alimentícios, manutenção de veículos e manutenção de pequenos equipamentos. Já a plataforma Contrata+Brasil busca facilitar a contratação de micro e pequenas empresas para serviços e pequenas manutenções.
A iniciativa foi promovida pela Sala do Empreendedor em parceria com o Departamento de Licitações, reforçando o incentivo à participação das empresas locais nas compras governamentais.
O prefeito Alessandro Beltrame destacou que a capacitação também é uma forma de garantir mais transparência, organização e legalidade nos processos públicos, além de ampliar as oportunidades para as empresas da região. “Nosso objetivo é preparar os empreendedores locais para que possam participar das licitações e contratações públicas de forma correta, dentro da legalidade e com igualdade de oportunidades. Quanto mais empresas da nossa região estiverem habilitadas e participando desses processos, mais fortalecemos a economia local e fazemos com que os recursos públicos também retornem em desenvolvimento para o município”, afirma o prefeito.
Fonte: ASCOM
Recomendar correção