NO AR!

Show de Bandas

Com Volmar Amaral

Santa Catarina se prepara para inverno atípico com chegada antecipada do El Niño

05 de Maio de 2026 18:01

Santa Catarina deve enfrentar um inverno diferente do normal em 2026. Isso porque o fenômeno climático El Niño está se formando mais cedo do que o previsto e já deve começar a influenciar o clima do estado a partir de julho, ainda durante o inverno.

A informação foi apresentada durante o Fórum Climático Catarinense, que reuniu especialistas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Epagri/Ciram, AlertaBlu, Instituto Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo os especialistas, há mais de 80% de chance de o El Niño se estabeler entre os meses de junho, julho e agosto. O fenômeno deve ganhar força ao longo desse período e pode atingir intensidade forte na primavera.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o que altera o clima em várias regiões do mundo. Em Santa Catarina, esse fenômeno costuma provocar aumento das chuvas e mudanças nas temperaturas.

De acordo com a meteorologista Nicolle Reis, os efeitos devem começar a ser percebidos ainda no inverno.

Em maio, conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva segue irregular e abaixo da média em várias regiões. Já a partir de junho, a tendência é de aumento nas instabilidades, ou seja, maior frequência de chuva e mudanças rápidas no tempo.

Em relação às temperaturas, os dados da Defesa Civil indicam queda gradual ao longo de maio. Junho deve ser um dos meses mais frios do ano.

Mesmo assim, os episódios de frio intenso não devem durar muito. Segundo os meteorologistas, as ondas de frio serão mais curtas e menos frequentes do que o normal para a estação.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos, já que o cenário pode trazer mudanças rápidas no clima, especialmente com a aproximação do El Niño.

Fonte: Nova FM - SECOM Rádio

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar