NO AR!

Toca Brasil 1ª E...

Com Fabrício Brandão

El Niño deve intensificar temporais e elevar risco de eventos extremos no Sul do Brasil

Fenômeno climático pode provocar chuvas acima da média, ventos fortes e até tornados nos próximos meses

25 de Abril de 2026 05:50

O fenômeno El Niño deve provocar mudanças significativas no clima da região Sul do Brasil nos próximos meses. O alerta é do meteorologista Piter Scheuer, que aponta risco de temporais intensos, com possibilidade de vendavais, granizo e até tornados.

Segundo o especialista, o atual episódio apresenta características de forte intensidade, semelhante a eventos históricos registrados em 2015, 1997 e 1983.

Mais chuva e temporais frequentes
A principal consequência do fenômeno será o aumento no volume de chuvas no Sul do país, especialmente entre os meses de maio e outubro.

De acordo com a análise, os temporais podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento intensas e episódios de granizo. Em situações mais severas, há possibilidade de formação de tornados, principalmente em áreas do Oeste.

O cenário também inclui risco de microexplosões atmosféricas e tempestades organizadas, como as chamadas supercélulas, conhecidas pelo alto potencial destrutivo.

Período mais crítico
A tendência é que o fenômeno ganhe força ao longo dos próximos meses, com pico de intensidade entre setembro e outubro.

Nesse período, o fluxo de ar quente e úmido vindo da Amazônia deve se intensificar, favorecendo a formação de instabilidades mais severas no Sul do Brasil.
Atenção para impactos

Com o aumento das chuvas, cresce também o risco de enchentes, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de barreiras.
Regiões como o Vale do Itajaí, o Oeste catarinense e áreas próximas a rios e encostas devem exigir maior atenção das autoridades e da população.

O meteorologista reforça a importância do acompanhamento constante das previsões e alertas oficiais ao longo dos próximos meses.

Fonte: Fonte: WH COM SCC E METEREOLOGISTA PITER SCHEUER

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar