A Celesc anunciou que vai reforçar a fiscalização contra operadoras de telecomunicações que utilizam postes da rede elétrica de forma irregular em Santa Catarina. A medida inclui a retirada de cabos instalados por empresas que não têm contrato para compartilhar os postes da companhia.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 12, pelo presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, durante o II Congresso Internacional promovido pelo Procon SC. No evento, autoridades e especialistas discutiram a ampliação do Programa Limpa Fio, realizado em parceria com a Celesc, a Agência Nacional de Telecomunicações e empresas do setor.
Segundo o presidente da Celesc, muitas operadoras utilizam os postes sem autorização, sem contrato e sem responsabilidade técnica. Além de causar poluição visual nas cidades, a situação pode representar risco à população.
Nos últimos anos, cidades catarinenses registraram vários casos de cabos soltos ou mal instalados, incluindo acidentes graves e até mortes. A retirada de fios irregulares busca organizar a rede e aumentar a segurança nas ruas. A instalação e manutenção dos cabos é responsabilidade das empresas de telecomunicações.
Antes das operações de retirada, a Celesc informou que a população será avisada, pois pode haver interrupções no serviço de internet quando cabos ilegais forem removidos.
Durante o evento, também foi apresentada uma proposta em estudo para criar um número de telefone único das operadoras de telecomunicações. A ideia é disponibilizar um canal 0800 que reúna os contatos das empresas que utilizam os postes, facilitando que os consumidores registrem reclamações, peçam manutenção ou identifiquem a empresa responsável por fios soltos.
A diretora do Procon SC, Michele Alves, destacou que a ação conjunta entre os órgãos busca aumentar a segurança e combater irregularidades na rede de cabos.
A população também pode ajudar na fiscalização denunciando fios irregulares de forma anônima pelos canais da Celesc (0800 048 0196) ou pelo WhatsApp do Procon SC (48) 3665-9057. Também é possível registrar reclamações pelo site do Procon SC ou pelo telefone 151.
Fonte: OESTE MAIS
Recomendar correção