NO AR!

Toca Brasil 1ª E...

Com Volmar Amaral

Cunhataí realiza Dia “D” de atenção à saúde da mulher e reforça prevenção ao câncer de colo do útero

Ação da prefeitura mobilizou moradoras e realizou mais de 100 atendimentos voltados à prevenção e aos cuidados com a saúde feminina.

13 de Março de 2026 18:01

O mês de março é marcado por campanhas de conscientização sobre a saúde da mulher, com destaque para a prevenção do câncer de colo do útero. A doença é causada, na maioria dos casos, pela infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV), mas pode ser evitada com exames preventivos e acompanhamento médico.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, nas fases iniciais o câncer de colo do útero geralmente não apresenta sintomas. Quando aparecem, podem incluir sangramento vaginal fora do período menstrual, corrimento com odor forte e, em casos mais avançados, dores abdominais e perda de peso. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura.

Pensando na prevenção e no cuidado com as mulheres do município, a Prefeitura de Cunhataí, por meio da equipe da saúde, promoveu no último sábado o Dia “D” de Atenção à Saúde da Mulher. A ação foi realizada na unidade de saúde e reuniu moradoras da cidade em uma programação especial de atendimentos e orientações.

De acordo com a prefeitura, durante o evento foram realizados 112 procedimentos, incluindo coleta de exames preventivos, eletrocardiogramas, testes rápidos e verificação de sinais vitais.

Além dos atendimentos de saúde, as participantes também receberam atividades de cuidado e bem-estar, como massagem, esmaltação, lanches e lembranças simbólicas. A iniciativa contou com o apoio de profissionais da saúde e colaboradores do município.

A prefeitura reforça que a prevenção é essencial e orienta que as mulheres procurem regularmente a unidade básica de saúde para realizar exames e manter o acompanhamento médico. O objetivo é identificar possíveis problemas ainda no início e garantir mais qualidade de vida para a população feminina.

Fonte: Nova FM - ASCOM

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar