NO AR!

Raízes

Com Dayan Cleber

Servidora da comarca de Descanso se classifica entre as 23 melhores brasileiras na “Rainha das Maratonas”, nos EUA

25 de Abril de 2024 17:00

Foram quatro dias de evento, envolvendo diretamente mais de 30 mil atletas maratonistas, representando 129 países que correram os 42 quilômetros de percurso passando por oito cidades até chegar em Boston. Características que colocam a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, na lista das mais desejadas por ser a mais antiga e tradicional do mundo, principalmente para os atletas de elite. A prova integra a World Marathon Majors (Maiores Maratonas do Mundo). E uma catarinense foi destaque na 128ª, realizada no último dia 15. A técnica judiciária auxiliar Helilucia Cavalcante Kaufmann, lotada no cartório da Vara Única da comarca de Descanso, ficou entre as 23 brasileiras com melhor colocação.

Uma das principais dificuldades da maratona, também conhecida como a Rainha das Maratonas por ser a mais antiga do mundo, é conseguir ser classificado para a disputa. “Primeiro, é preciso conseguir um índice na sua faixa etária dentro de uma maratona oficial no seu país e depois submeter esse tempo para qualificação e rezar para passar no ponto de corte que, para esse ano, deu mais de cinco minutos abaixo do índice inicialmente exigido, devido ao número recorde de atletas inscritos. E esse índice só vale de um ano para o outro”, explica a servidora.

Corredora experiente, intensificou a preparação nesses últimos três meses, acordando às 5h para treinar. Esforço que foi fundamental para conseguir concluir a prova. “O percurso é desafiador. Cheio de subidas e descidas. Corri os últimos 10 quilômetros com os dedos dos pés machucados e sangrando, por causa do tênis e irregularidades do percurso. Senti muita dor, mas jamais desistiria desse sonho ou decepcionaria minha família que se sacrificou tanto para viver esse sonho comigo”, conta.

Entre as Majors, esta maratona é considerada a mais difícil. Neste ano, dos 30 mil atletas que largaram pouco mais de 25 mil concluíram a prova. A atleta contou ainda com outro apoio muito importante. “Correr todos os 42 quilômetros cercada de pessoas gritando, torcendo e incentivando não tem preço! A organização estima a participação de mais de 500 mil pessoas prestigiando o evento ao longo do percurso até a chegada. É pura emoção! Valeu muito a pena. Ter conseguido participar dessa prova histórica, correr entre os melhores atletas maratonistas do mundo e ter ficado entre as 23 melhores brasileiras é motivo de muito orgulho para mim. Conheci pessoas incríveis e inspiradoras. Só tenho motivos para agradecer e será um momento que guardarei para sempre na memória e no coração”, divide Helilucia.

A experiência foi tão positiva que impulsionou novos objetivos. “Que Deus me dê muita saúde e determinação para conseguir ir em busca de mais um sonho: participar das outras cinco ‘Majors’ e receber a tão sonhada mandala”, revela. A Mandala Six Majors é uma medalha que reúne as seis condecorações relativas às corridas da World Marathon Majors, realizadas em Boston, Nova York, Berlim, Chicago, Londres e Tóquio. O reconhecimento é entregue ao corredor que completar as seis maratonas.

Para os corredores de elite, as Majors são provas importantíssimas do circuito, pois fazem parte de uma competição que agrega pontos no ranking de atletas e premiação elevada em dinheiro.

Fonte: TJSC

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar