NO AR!

Toca Tudo

Com Celio Monnfortt

Greve dos professores registra adesão de 20% nas escolas de Pinhalzinho

23 de Abril de 2024 09:30

Nesta terça-feira (23), teve início o movimento de greve dos professores estaduais de Santa Catarina. Em Pinhalzinho, a adesão é de aproximadamente 20%, segundo dados apurados junto as direções das duas escolas da rede estadual de ensino, afetando pelo menos duas turmas do ensino médio em uma das instituições.

Após uma deliberação tomada em assembleia no dia 4 de abril, a mobilização marca o primeiro movimento grevista da categoria em nove anos, contando com a participação de cerca de 5 mil pessoas, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte).

O coordenador do SINTE-SC, Evandro Accadrolli, ressaltou que a greve vai além de questões salariais, buscando também dignidade e respeito à categoria. Entre as demandas dos professores estão propostas concretas para o Plano de Carreira, a descompactação da tabela salarial, a garantia da hora-atividade, datas para Concurso Público e a retirada do desconto sobre os aposentados.

A Secretaria de Estado da Educação divulgou que as demandas da categoria estão atualmente sob análise por parte do governo estadual.

"Em 2023, o governador Jorginho Mello anunciou uma série de medidas visando valorizar os servidores da Educação. Entre essas medidas, os professores já foram contemplados com o aumento do valor do vale-alimentação. Além disso, os professores aposentados foram beneficiados com o término da cobrança dos 14%", afirmou a secretaria em comunicado emitido no início deste mês.

Fonte: NOVA FM

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar