NO AR!

Show de Bandas

Com Fabiana K. Pandolfo

Município de Ipuaçu deve regularizar transporte escolar para crianças e adolescentes da Reserva Indígena Xapecó

18 de Abril de 2024 10:00

O Município de Ipuaçu firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e se comprometeu a regularizar e normalizar o transporte escolar que atende o Município, em especial na Reserva Indígena Xapecó. A administração municipal tem até o início do segundo semestre letivo, previsto para o dia 5 de agosto, para corrigir o serviço.

A Promotora de Justiça Juliana Goulart Ferreira, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de São Domingos, explica que desde 2013 tramita na Promotoria de Justiça um Inquérito Civil para apurar a situação do transporte escolar do Município. Segundo apurado, algumas irregularidades constatadas persistiam e, em fevereiro deste ano, houve uma visita na Reserva Indígena Xapecó e que os indígenas relataram a ineficiência e defasagem na prestação do serviço de transporte escolar na comunidade.

"A informação que recebemos foi de que alguns alunos da Escola Indígena de Ensino Básico Cacique Vanhkre estavam sendo reprovados no ano letivo devido ao número de ausências, ocasionadas pela insuficiência na prestação do serviço de transporte escolar do Município de Ipuaçu. Diante disso, o objetivo do TAC é garantir que o direito à educação dos alunos da rede pública de ensino (estadual e municipal) não seja prejudicado pela falta de transporte escolar", disse.

Com o acordo, o Município deverá enviar semestralmente ao Ministério Público, por dois anos, uma lista de todos os veículos utilizados no transporte escolar, cópia dos documentos que comprovem a habilitação dos condutores para a condução do veículo de transporte escolar e a relação das pessoas físicas e/ou jurídicas que desempenham a atividade de transporte escolar em desacordo com a legislação, indicando as providências adotadas para cessar o exercício ilegal da atividade.

O descumprimento de qualquer obrigação do acordo levará ao pagamento de uma multa diária de R$ 1 mil. Os valores serão destinados ao Fundo da Infância e Adolescente do Município de Ipuaçu.

Fonte: Nova FM - MPSC

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar