NO AR!

Toca Brasil 1ª E...

Com Diego Pedroso

MEC autoriza novo curso de medicina da UFSC em município de 40 mil habitantes

Serão 25 vagas anuais totais em Curitibanos, no Oeste de Santa Catarina, a partir de janeiro de 2025. Hoje, instituição oferece curso, que é o mais procurado entre os candidatos, em Florianópolis e Ar

17 de Abril de 2024 13:00

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso de medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o mais procurado da instituição, também em Curitibanos, no Oeste do estado. O município tem 40 mil habitantes.

Serão 25 vagas anuais totais a partir de janeiro de 2025. Hoje, a instituição oferece vagas em Florianópolis e em Araranguá, no Sul catarinense, a cerca de 219 km da capital.

Mesmo antes da assinatura da portaria, que ocorreu na segunda-feira (15), durante o 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, o MEC já havia confirmado em janeiro a criação da nova graduação.

À época, o diretor do campus, Juliano Gil Nunes Wendt, afirmou que a abertura do novo curso seria uma conquista para toda a região.

"A gente entende que, com a vinda desse curso, além dos já oferecidos, a UFSC demonstra para toda a sociedade o seu comprometimento com a interiorização de um estudo público, gratuito e de qualidade”, avaliou.

Segundo o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC), 16 novas faculdades de medicina foram criadas no estado desde os anos 90.

Atualmente, conforme o órgão, são ofertadas 1.260 vagas por ano, sendo 1.060 na rede privada e 200 em universidades públicas. O que resulta em uma escola médica para cada grupo de 400 mil habitantes no estado.

A UFSC ofereceu 160 vagas de ingresso para os cursos de medicina em Florianópolis e Araranguá em 2024 pelo Vestibular Unificado e pelo SiSU. Pelo vestibular, a relação de candidato por vaga era de 54.10 e 79.34, respectivamente.

Fonte: G1 SC

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar