NO AR!

Madrugada da Nov...

Com Novafm Geral

TSE adia julgamento de cassação de senador Jorge Seif

16 de Abril de 2024 23:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou o julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC; foto). O caso seria apreciado na noite desta terça-feira, 16 de abril.

 

O julgamento foi adiado, porque o relator do caso, ministro Floriano Azevedo, está ausente da sessão desta terça.

 

A ausência se deve a “motivos de doença em família”, anunciou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

A ministra Edilene Lôbo é quem substitui Azevedo nos julgamentos dos outros casos na pauta da sessão desta terça.

O ministro relator votará pela cassação, como ele já compartilhou com colegas, segundo O Globo. Azevedo defenderá a convocação de novas eleições para a vaga de Seif.

A esperança de Seif

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, 16, o julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). Ele precisa de quatro dos sete votos dos ministros do TSE para se manter no cargo e, segundo O Globo, seu futuro dependerá da ministra Cármen Lúcia

“No mapeamento de votos dos dois lados a posição da vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, é considerada uma incógnita, o que a alçou ao posto de ‘fiel da balança’. A ministra será a terceira a votar no plenário, após se manifestarem o relator, Floriano Azevedo, e o ministro André Ramos Tavares”, diz o jornal.

 

Segundo O Globo, aliados e adversários de Seif apostam em um placar de 4×3, contra ou a favor do senador, a depender do voto da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso.

O voto do relator, Floriano Azevedo, é dado como contra Seif. Ramos tTavares deve acompanhá-lo, assim como o presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Do outro lado, a favor da manutenção do mandato de Seif, estariam Kassio Nunes Marques, Raul Araújo e Isabel Gallotii.

Lojas Havan

Seif é acusado pela coligação formada por Patriota, PSD e União Brasil de abuso de poder econômico por supostamente ter usado o helicóptero de um empresário na campanha, além de se beneficiar da estrutura das Lojas Havan, de Luciano Hang, e receber financiamento de um sindicato para se eleger.

As acusações foram derrubadas por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas a coligação de Raimundo Colombo (PSD), que ficou em segundo lugar na disputa de 2022, recorreu ao TSE. Colombo recebeu 608.213 votos na última eleição, enquanto Seif venceu a corrida com 1.484.110 votos.

Fonte: O Antagonista

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar