NO AR!

Show de Bandas

Com Volmar Amaral

Defesa Civil alerta para temporais com chuva pontualmente intensa no Oeste de SC

15 de Abril de 2024 23:30

A Defesa Civil divulgou na tarde desta segunda-feira (15), uma nota de ‘Atenção Meteorológica’, sobre temporais com chuva pontualmente intensa na terça-feira (16), em diversas regiões de Santa Catarina, em especial no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Litoral Sul. Conforme o órgão estadual, são esperados temporais com raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento, que podem provocar destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

“Este sistema deve atingir primeiro as áreas do Grande Oeste, onde deve chover já pela madrugada de terça-feira (16), avançando aos poucos ao longo do dia, alcançando as demais regiões entre a tarde e noite. São esperados temporais com raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento, que podem provocar destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. A chuva pode ser intensa em alguns momentos, provocando alagamentos e enxurradas pontuais”, detalhou a Defesa Civil

Confira o alerta da Defesa Civil

Atenção Meteorológica SDC/SC 15/04 11:15 – Temporais com chuva pontualmente intensa na terça-feira (16)

Elaborado em: 15/04/2024 às 11:15 – N° 066/2024

Meteorologista: Elen Pelissaro

A formação e passagem de uma frente fria no decorrer da terça-feira (16) provoca chuvas e temporais em toda Santa Catarina. Este sistema deve atingir primeiro as áreas do Grande Oeste, onde deve chover já pela madrugada de terça-feira (16), avançando aos poucos ao longo do dia, alcançando as demais regiões entre a tarde e noite. São esperados temporais com raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento, que podem provocar destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. A chuva pode ser intensa em alguns momentos, provocando alagamentos e enxurradas pontuais. O risco para estas ocorrências é ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo do mapa.

No Extremo Oeste e Oeste, são esperado acumulados entre 50 e 70 mm, com pontuais que podem superar estes valores. Nas áreas em amarelo do mapa, regiões mais prejudicadas pelas chuvas dos últimos dias, são esperados volumes entre 20 e 40 mm, com pontuais que podem superar os 60 mm e ocorrer de forma intensa num curto período de tempo.

A passagem da frente fria também traz ventos de moderada a forte intensidade para o estado, com rajadas que devem variar entre 50 e 60 km/h.

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Fonte: ClicRDC

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar