NO AR!

Madrugada da Nov...

Com Novafm Geral

Cidade vive epidemia de dengue com 61 casos confirmados em apenas uma semana

28 de Março de 2024 19:00

Boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta que 147 casos da doença foram confirmados este ano no município

O município de São Miguel do Oeste entrou em situação de epidemia de dengue, de acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal nesta quarta-feira (27). A condição ocorre quando é registrada, no ano, uma proporção de casos superior a 300/100 mil habitantes.

Somente em uma semana, 61 casos da doença foram confirmados e, no acumulado do ano, o total chega a 147. Quanto ao sorotipo viral em circulação, além do Dengue vírus 1, que havia sido detectado em anos anteriores, confirmou-se a circulação do Dengue vírus 2, o que acarreta o risco de nova contaminação para as pessoas.

Quanto à distribuição dos casos por local de residência, em primeiro lugar está a região central da cidade, com 35 casos, seguida pelos bairros São Luiz, com 20 casos; São Jorge e São Gotardo, com 16 casos cada; Jardim Peperi, 14 casos; e Sagrado Coração de Jesus, 13 casos. Embora a transmissão esteja ocorrendo em praticamente todo o perímetro urbano, somente estes bairros concentram 78% do total de casos positivos.

O secretário de Saúde, Alfredo Spier, destaca a necessidade de um envolvimento efetivo de toda a comunidade no enfrentamento à epidemia. Na semana passada, a Secretaria realizou uma reunião ampliada da Sala de Situação da Dengue, com representantes de diversas entidades e instituições, ocasião em que foi feito um alerta neste sentido.

“Os órgãos públicos têm feito a sua parte, com ações de conscientização, vistoria, fiscalização e eliminação de criadouros e do próprio mosquito transmissor da doença, mas, só conseguiremos avançar no combate à epidemia, se cada morador também fizer a sua parte, vistoriando seu terreno, eliminando depósitos de água parada e denunciando situações irregulares”, destaca.

 

Fonte: Nova FM - Ascom SMO

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar