NO AR!

Madrugada Nova

Nova Fm

Peça seu sucesso!

OUÇA AGORA!

Hoje, 22 de Junho de 2018

OUÇA: Conheça as regras para troca de mercadorias

11 de Janeiro de 2018 16:00

A troca de produtos é prática muito comum, principalmente de presentes que não serviram ou que não agradaram ao consumidor. Porém, pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), se o produto estiver em perfeitas condições, não há obrigatoriedade de troca.

No entanto, se o lojista garantir a troca na hora da compra - o que é comum acontecer, - ele deve manter e cumprir com a sua palavra. Mas o consumidor deve ficar atento: como a troca nesses casos é uma decisão facultativa, o vendedor pode limitar a determinados produtos a um período específico.

Se o produto vier com algum defeito, as regras são diferentes. A empresa é obrigada a reparar o dano do produto. Entretanto, mesmo com defeito, o fornecedor não precisa trocar o produto imediatamente - a não ser que seja um artigo considerado essencial. Fora dessa circunstância, deve obedecer o prazo de até 30 dias para trocar. As informações são do site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Nós conversamos com Cléber Brizola, gerente da Magazine Luiza de Pinhalzinho, que esclareceu dúvidas sobre o assunto. Ouça a entrevista acima.

Fonte: Nova FM / IDEC

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar