NO AR!

Voz Do Brasil

Nova Fm

Peça seu sucesso!

OUÇA AGORA!

Hoje, 18 de Novembro de 2017

507 pacientes diabéticos estão sendo acompanhados em Pinhalzinho

14 de Novembro de 2017 15:32

Nesta terça-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, uma doença crônica não transmissível que mais tem crescido no mundo. Os dados do Ministério da Saúde são preocupantes e apontam que 16 milhões de brasileiros já foram atingidos pela doença, sendo que na última década o número de vítimas cresceu 61,8%.

Para se ter uma ideia da gravidade, apenas no ano passado, o índice de afetados saltou de 5,5% para 8,9% da população brasileira.
Dentro desse cenário alarmante o mais prudente é o processo de prevenção e conscientização a respeito da doença, e principalmente, muita atenção ao estilo de vida e hábitos alimentares. Isso porque, pelas projeções, em 2035, o chamado mal do século deve atingir 19 milhões de pessoas no País.

Em Pinhalzinho nós temos atualmente 507 pacientes diabéticos diagnosticados e acompanhados pela saúde publica, o que representa 2,5% da população na cidade.

O diabetes é uma doença silenciosa, principalmente o diabetes tipo 2, que tem fator hereditário, e é o mais prevalente na população.
O agravante nos casos da doença tipo 2 normalmente se dão por conta do diagnóstico tardio, quando o paciente já está há anos com a doença, sem perceber, e apresenta alguns sintomas característicos, como perda de peso importante, muito cansaço, sede intensa e despertar á noite para urinar muitas vezes.

As informações foram repassadas durante entrevista com a enfermeira que é Coordenadora da atenção básica de Pinhalzinho, Camila Bernardi.

Fonte: NOVA FM

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar